segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Lição Das Campanhas

Preste atenção! Campanhas eleitoriais nunca se repetem. Pode até ter semelhanças, mas nunca é igual. Claro que Cid F. Gomes sabe disso e deve contratar os melhores consultores do Brasil. Desta vez, ele não contará com os créditos do ronda (mas os débitos), nem terá os puxadores de voto que teve na campanha anterior. Tampouco terá um adversário pedindo para perder, sem falar que desta vez o senador Tasso Jereissati deverá realmente estar do outro lado. A pista vai ser o nome que TJ vai lançar para concorrer. Se for um nome sem expressão, como Marcus Cals, ficará claro que ele não quer a disputa e que fará o jogo mole que fez das outras vezes para não repelir os votos (ao Senado) dos Gomes.


A DIREÇÃO DO MARKETING

É preciso que os opositores saibam o que é campanha eleitoral e a motivação do eleitor. O Ceará, mais que o Brasil, tem TNM (Território Não Mapeado) eleitoralmente, mas para detectá-lo é necessário entender, pois ele só ocorre durante a dinâmica da campanha. A campanha de Cid F. Gomes vai ter como foco os canteiros de obras espalhados pelo Ceará, no melhor modelo que deu certo em três oportunidades com Juracy Magalhães (uma vez com Cambraia e duas vezes com o próprio JM). E aí, como enfrentar esse rolo compressor que já foi detonado (é só o que se vê na TV)? Bem, esta lição é mais cara. Sem dúvida, o que se considera imbatível, tem fragilidade quase explítica. É bem a história daquele bom vendedor de cavalo que não esconde o defeito do animal, mas só diz que "o defeito está na vista". Se os especialistas não perceberem que o cavalo é cego, vão comprá-lo. Aí não haverá jeito, pois não sobrará tempo para trocar o cavalo.

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