Não foi no Ceará, claro. Foi na imprensa sudeste que Tasso Jereissati, com pouco mais de três anos de mandato, disse estar largando a política partidária. Vai se dedicar exclusivamente a uma fundação. Falou também que sai da presidência do PSDB e dos negócios, que são muitos, para que as filhas passem a administrá-los. Significa que vai sobrar uma vaga de senador nas próximas eleições.
SONHO IRREALIZADO
Jereissati, se deixar a política como anunciou, fará falta. Entendo que ele tinha um objetivo – chegar a presidente da República. Foi atropelado pelos fatos e pelo amigo Ciro Gomes. Ficar só repetindo mandatos não faz o estilo dele. Sai ainda como um líder ativo e forte e creio que, no seu íntimo (como Jânio Quadros), espera ser chamado como salvação. Não será.
PERDA DE QUALIDADE
Jereissati tem alguns defeitos coronelistas, mas perderemos qualidade. O que sobra é muito ruim, com exceções, é claro. Já pensou termos de ficar com Maluf, Eunício, Patrícia, Inácio, Luiz Pontes, Oman Carneiro, Sérgio Novaes, Luizianne, João Jaime...
IRASCIBILIDADE
A prefeita de Fortaleza (Luizianne Lins-PT) retornou da sua vilegiatura pela Europa irritada. Não contou até dez para soltar os cachorros sobre o seu vice-prefeito (Veneranda-PSB). Pediu que ele ficasse atento para saber das coisas. Parece que o temperamento irascível da Prefeita está expulsando algumas pessoas. Sérgio Novaes foi para a Companhia Docas, cargo de Ciro Gomes, deixando pronta para golpear a espada da traição. Venerando agora foi expurgado e entra de mala e cuia no time da conspiração.
MEDIOCRIDADE – A MARCA DO TEMPO
Nunca na história da América Latina (parece até o Lula falando) vivemos tanta mediocridade. As publicações são ruins, as músicas são péssimas. A moda é um volta ao passado. A televisão vive a era das Ana Maria, dos Luciano Huck, da TV Diário e dos Paulo Oliveira, dos Edson Silva. O presidente Lula faz a apologia do inculto. Até o programa do Jô, outrora medianamente inteligente, apesar de cópia americana, agora leva quatro mulheres que programam as TVs pornôs para fazer graça.
EM TERRA DE CEGO
Queria o quê? O jeito é enfrentar o imortal Sarney e ver o Pinheiro Landim comprando e pedindo a Sarney para autografar o novo livro dele. De quebra tinha a matéria do caderno de artes do Jornal Diário do Nordeste sendo distribuída, enquanto o seu autor (Carlos Augusto) andava de um lado para outro com ares de gênio. O ato solene foi o ponto alto. O poeta-anestesista (Zé Teles) soltou a verborragia, sendo seguido pelo ministro Ubiratan Aguiar. Sarney fechou, ou melhor, quase não fecha, tantas foram as sandices na obrigação de mostrar inteligência. O marechal (Castelo Branco) não merecia a menção.
A VOLTA DOS IDIOTAS
Assim, vale mesmo o livro “A volta do idiota”, que foi lançado pelos autores do “Manual do perfeito idiota latino-americano”, Álvaro Vargas Llosa, Plinio Apuleyo Mendoza e Carlos Alberto Montaner, pela Odisséia Editorial. Eles criticam, como quase todo mundo, a volta do populismo de esquerda na América Latina, que tem em Lula, Hugo Chávez e Evo Morales os mais lídimos representantes.
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM
Ora, se no passado século este tipo de política fracassou, como vai agora dar certo, hein dona Luizianne, hein doutor Chico Auto? E há ainda uma raça pior querendo emergir. São aqueles de “profunda convicção partidária”, que mudam de partido a cada eleição como forma de garantir a candidatura. O deputado federal Ciro Gomes tem doutorado neste tipo de política. Seu último lance foi tirar a Patrícia (agora Sabóia) do PSB (foi eleita pelo PPS) para colocar no PDT como forma de garantir a candidatura dela a Prefeitura de Fortaleza.
O QUE DIZEM OS IDIOTAS
É fácil identificar um idiota, principalmente um idiota oportunista. Eles querem um partido só deles (mais o oportunista). Eles escolhem um diabo para combater (geralmente um diabo poderoso), falam de Marxismo (que sequer entendem), pregam o nacionalismo tardio e dizem que praticam a justiça social com a distribuição de dinheiro aos pobres (denominados de programas sociais, como o bolsa família). Para identificar melhor esses idiotas leiam o livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário