segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Evolução do Político

O momento (ou a oportunidade) determina o comportamento do político? Veja o trecho do livro "Vidas cruzadas", que será publicado em breve por Erivelto de Sousa e tire suas conclusões:

_____"A primeira reunião, da qual somente participaram os integrantes do primeiro time, foi realizada na casa de Sérgio Machado (Villejack Jeans), na rua Coronel Jucá com Santos Dumont. Uma casa que fora do empresário Bichucher e estava sob a posse da Caixa Econômica para ser leiloada[1]. O resultado dessa reunião foi um documento rascunhado em máquina de escrever Olivetti, que ficou denominado de “primeiro desenho de briefing para fundamentar a Campanha Tasso”. O rascunho tinha o seguinte conteúdo:

_____“Trata-se do maior desafio da História Política do Ceará. Um empresário jovem aparece no cenário para derrubar a oligarquia dos coronéis que dominam a política do Estado. Inquestionavelmente, trata-se de uma disputa entre o velho e o novo, o passado, e presente e o futuro (estes últimos representados por Tasso). Tasso é o Brasil Novo, o Brasil do Plano de Estabilização Econômica, o Brasil do capital produtivo, o Brasil do Trabalho.

_____Nesse sentido, Tasso Jereissati representa a redenção do Ceará, a possibilidade de lançar o Estado nas portas do futuro. Encarnando esse espírito de modernidade e trabalho, Tasso é a única alternativa para tirar o Estado das amarras que o prendem a uma visão paternalista, clientelista e caracterizada por currais eleitorais.

_____Tasso tem um discurso claro: trabalho, competência, honestidade, obras voltadas para o desenvolvimento social. Obras que atendam verdadeiramente às necessidades de um povo que foi enganado com promessas de obras mirabolantes, grandiosas, mas de pouco teor social. Voltar-se-á Tasso para os pequenos. Seu compromisso será com os pobres. Nesse sentido, procurará fazer um governo ouvindo o povo, suas necessidades. Os tecnocratas de plantão não terão vez no seu governo, porque seus planos mirabolantes não se assentam na realidade.

_____Um conjunto de obras pequenas, mas extremamente necessárias, marcará seu governo.

_____Sua proposta de municipalizar o Governo fundamenta-se na visão simples do governante que não se deixa encantar e se seduzir pelas obras de fachada.

_____Procurará desenvolver a microempresa, como forma de ampliar o rol de possibilidades industriais e comerciais do Estado e de aumentar substancialmente o número de empregos.

_____Sua preocupação é consertar um Estado quase ingovernável. Plantar as sementes de um desenvolvimento, sanear. Como um governo que se preocupará com programas vindos do povo, certamente focará sua administração para as áreas de saúde, da habitação, da educação.

_____No campo, dedicará especial atenção à eletrificação rural, partirá para obras de apoio que permitam oferecer ao município a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento auto-sustentado.

_____Sua modernidade não é sinônimo de desconhecimento. É empresário bem sucedido, que procura consolidar com muito trabalho e obstinação suas atividades empresariais.

_____Como ingressante na política, não tem os vícios dos políticos tradicionais.

_____Acha que não se deve encarar a questão da reforma agrária como simples distribuição de terra. É importante analisar o processo em seu todo, a questão da comercialização dos produtos agrícolas, da assistência ao agricultor, do armazenamento, da água para a irrigação.

_____Escolherá pessoas competentes, honestas e passará a nomear pessoas através de concurso público.

_____Tasso é, enfim, o protótipo do homem necessário aos novos tempos. É o candidato ideal para o eleitor fiscal, o eleitor que cobra de seus governantes.

_____Atacando a miséria por todos os lados, falará franco ao seu povo. Fará um governo transparente, límpido, aberto a críticas e a sugestões.

_____Participará ativamente do processo MUDA BRASIL de Tancredo/Sarney. Mudou o Brasil, mudará o Ceará com Tasso Jereissati: essa é a mensagem básica que a campanha deverá trazer.

_____Procurar aliar a Sarney, de forma indireta, com Tasso, fazendo com que sua aprovação se some ao nome de Tasso.

_____O visual deve ser moderno, agradável, limpo, claro, aproveitando os aspectos visuais de Tasso, que deve apresentar-se de forma jovial, impregnando os valores de confiança, credibilidade, fortaleza (força), fiscalização, compromisso com o novo, futuro, honestidade, capacidade de trabalho, simplicidade: arregaçando as mangas para construiu um novo Ceará, com o povo humilde, com as classes consumidoras, com a classe média, com o Interior".


______________________________
[1] A casa, por sinal, foi objeto de uma pendenga entre Beni Veras e Sérgio Machado. Beni, no leilão, depois anulado, chegou surpreendentemente a fazer um lance, para desgosto de Machado, que não esperava isso do amigo. O grupo se unia nos objetivos, mas era marcado por disputas intestinas, inclusive entre os primos Sérgio, Assis e Jaime Machado. Sérgio foi o “primeiro ministro” de Tasso no primeiro governo. Foi derrubado no seu objetivo de ser candidato à sucessão pelo próprio grupo, tendo o primo Assis (junto com Byron Queiroz, um executivo que serviu por muitos anos ao grupo Macedo e depois presidiu o BN) como um dos articuladores de sua queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário