quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Emoção e a Razão

O segundo dia da propaganda dos presidenciáveis na TV foi marcado pelo contraste, não deixando espaço para uma análise comparativa. Cada foi bem realizado dentro do formato e conteúdo escolhidos. Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff (PT) usaram o tempo para valorizar a trajetória de vida. Dilma de forma chorosa, puxando pela emoção, enquanto Marina usou o simbólico da identificação da vida dela com a vida do povo. José Serra (PSDB) seguiu seu caminho racional de propostas, com testemunhais.

Entre os pequenos partidos, marcou posição o programa de Plínio, do PSOL, destacando sua proposta destinada ao problema da terra noi campo. Os outros candidatos seguiram o caminho batido dos rotos chavões políticos.

Veja o programa de Plínio:

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/08/19/programa-de-propaganda-de-plinio-19-8-noite-317572.asp

MARINA SILVA

Marina Silva usou seu tempinho na TV para se apresentar, mostrando sua trajetória de vida, através de diversas pessoas, evidenciando, assim o simbólico da vida cotidiana do povo, espelhado no exemplo da candidata do Partido Verde. Ao final, ela se apresenta, fechando o ciclo de desafios de sua vida. Bem resolvido. Bom programa. Depois do especial do National Geografic, Marina inicia seu programa no palanque eletrônico.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/08/19/programa-de-propaganda-de-marina-19-8-noite-317574.asp

JOSÉ SERRA

Um programa didático de realizações –como ministro, prefeito e governador- e de propostas. Começa com o tucano mostrando Lula, como um líder à sua altura e experiência, "experiência que Dilma não tem". Mostra uma panorâmica de obras de estrada e metrô e entra no ponto fundamental do programa: a saúde, onde incluiu a questão da droga, principalmente o crack , o maior problema hoje no País. Seguiu o formato definido por sua campanha de esgotar o assunto, apresentando-o em três dimensões: diagnóstico do problema, a solução já aplicada, com prova, através de testemunhais, e a proposta em nível nacional. O formato dá clareza e torna convincentes as soluções/propostas que o candidato apresenta. É um formato eficiente, que mostra dinamicidade e competência. Bom programa. Mistura o racional de uma administração publica voltada para solução dos problemas da comunidade, mas não descarta o emocional, presente nos testemunhais de pessoas que tiveram o rumo da vida mudando através do benefício/serviço. Objetivo e esteticamente adequado.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/08/19/programa-de-propaganda-de-serra-19-8-noite-317571.asp

DILMA ROUSSEFF

A pesquisa grupo focal de análise e acompanhamento de programa, que são feitas por institutos especializados, devem ter recomendado a repetição e extensão do programa sobre a vida da candidata, já presente em parte do primeiro programa. Também funciona como vacina no caso de algum candidato resolver abordar a vida da candidata como guerrilheira e integrante de grupos armados. O generoso tempo foi preenchido em sua totalidade com a trajetória de vida da candidata. Um programa puramente emocional, com trilha melosa, sem qualquer conteúdo propositivo. Fala carregada de emoção, destacando a sensibilidade e a afetividade da mulher, principalmente no papel de mãe. Finaliza com sua chegada ao governo e depoimentos de pessoas com quem teve ligação, fechando, é claro, com o testemunho de Lula sobre a competência e o preparo da candidata. Programa no melhor estilo dramático francês, notabilizado pelo dramaturgo italiano Pietro Metastasio no século XVIII. Serve como vacina. É emocional, agrada ao povo, mas não tem sustentabilidade continuada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário